segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pierre-Auguste Renoir




Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 - Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.

Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.


A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis. Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado foi uma série de obras-primas bem no estilo Ticiano, assim como de Fragonard e Boucher, a quem ele admirava. Os trabalhos que Renoir incluiu em uma mostra individual de 70, organizada pelo marchand Paul Durand-Ruel, foram elogiados, e seu primeiro reconhecimento oficial veio quando o governo francês comprou Ao Piano, em 1892.

13 comentários:

Ariane disse...

Phasellus viverra nulla ut metus varius laoreet. Quisque rutrum. Aenean imperdiet. Etiam ultricies nisi vel augue. Curabitur ullamcorper ultricies nisi. Nam eget dui. Etiam rhoncus. Maecenas tempus, tellus eget condimentum rhoncus, sem quam semper libero, sit amet adipiscing sem neque sed ipsum. Nam quam nunc, blandit vel, luctus pulvinar, hendrerit id, lorem. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus. Donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus.

Ariane disse...

Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

ahdônis disse...

boníssimas saudações pelo bom gosto... o impressionismo é como uma reticência na literatura, adoro essa ausência de contornos (me perdoa pelo absurdo caso fale algum é que sou apenas um apreciador e não um teórico hehe) e essa propriedade de névoa que muitas vezes dá um movimento especial às cores... muito bonito seu blog (somos irmãos de certa forma, temos o mesmo template hehe) e pelo bom gosto, parabéns!

Andréa Ilha disse...

Nossa! Parabéns pela criação maravilhosa! Esse template é simplesmente maravilhoso!

Equipe Il Mondo Classico disse...

Como eu poderia mudar os links de "home, sobre, imagens" ???

designers-house disse...

very amazing design

Rodrigo Rodriguez disse...

dfrcghj

baraka disse...

owned! ;D

Juliana Dacoregio disse...

Estou começando a estudar estética e artes em geral há pouco, mas sempre me senti muito atraída pelas pinturas de Renoir. Tem uma delicadeza e um detalhismo impressionante!

bengalnews.net.in disse...

what a grand design indeed! wow! we do not see such beautiful templates everyday!

Ronilda David disse...

Sabe... apreciar esse teu trabalho serena meus olhos, meu coração em selvagem inquietude
Pois percebo nas cores e nas linhas suaves das mãos imemoráveis de Renoir a poesia pincelada em cores, transporto-me para uma época a qual imperou a delicadeza do ser, os humanos eram mais humanos, mesmo com seus desafetos e suas guerras.
Grata por compartilhar a preciosidade dos teus ser com quem caminha pela face da terra.
Um abraço de quem começou a seguir você.

vikas kiro disse...

Nice
Bank Clerk Coaching | IBPS Clerk Coaching

Dilip Kumar Singh disse...

Interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thanks you
IBPS Po Coaching /IBPS Clerk Coaching

Postar um comentário